2008 começou bem para a Band. No dia 23 de janeiro no Restaurante Leopolldo em São Paulo foi realizada uma coletiva de imprensa para anunciar as novidades na programação da emissora. Na ocasião estavam
presentes o elenco da emissora, jornalistas, executivos, o mercado publicitário... Naquela data festiva foram anunciados grandes projetos. Uns seguiram em frente; outros ficaram no meio do caminho e cá estamos, no final do ano para fazer um Band Balanço do que aconteceu de bom e ruim na emissora.
Os pontos positivos ficam por conta do horário nobre. "CQC - Custe o que custar" sem dúvida foi o melhor programa humorístico de 2008. O programa atingiu a meta de audiência em pouquíssimo tempo e se tornou popular graças ao Youtube. Muita gente só tomou conhecimento do programa graças aos vídeos postados pelos fãs da emissora. "CQC" amadureceu em pouquíssimo tempo de exibição e estará de volta em março de 2009, com promessas de novos quadros, novos integrantes e nova identidade visual. O reality "É o amor" foi outra agradável surpresa. Fechando o ano com a mesma audiência do CQC, o programa apresentado por Patricia Maldonado veio para mostrar que é possível conquistar o público com um programa leve, agradável e sensível. Foi o ano do crescimento profissional de Patricia, que mostrou ser muito mais que uma simples leitora de TP. Ano que vem, "É o amor" continua e Patricia terá uma outra função: um programa matutino.
Em 2008 também assistimos a 2ª temporada do "Countrystar", no "Terra Nativa", de Guilherme & Santiago. O vencedor Leovander conquistou o Brasil. O reality teve uma evolução no quesito produção e seleção de candidatos, mas infelizmente não teve o mesmo desempenho da versão feminina.
Também acompanhamos os eventos especiais, onde a Band brilhou: Band Folia, Miss São Paulo, Miss Brasil, Festival de Parintins, e Jogos Olímpicos de Pequim. Toda credibilidade e versatilidade da emissora foram colocados no ar e o Brasil acompanhou todas essas atrações.
Além da Olimpíada, o Brasil vibrou com o futebol na Band. Os programas esportivos tiveram bom desempenho. "Jogo Aberto" com Renata Fan se consolidou e se tornou referência no assunto. "Band Esporte Clube" mudou de horário 2 vezes e finalmente encontrou um dia e horário ideal: domingo a tarde, relembrando os velhos tempos do finado "Show do esporte". O que nos entristeceu foi a demissão do apresentador Guilherme Arruda, que mostrava um crescimento e amadurecimento profissional incrível.
O jornalismo da Band também merece destaque. Tivemos perdas importantes no setor: Mariana Ferrão, Roberto Cabrini e Karyn Bravo. Dois dos projetos anunciados pelo jornalismo não foram ao ar: "Linha de Frente" e "Brasil Acontece". E 2009 o "Brasil Acontece" deve sair do papel sob comando de Silvia Poppovic, contratada pela Band no fim do ano e que promete brilhar novamente na emissora. Boris Casoy superou as expectativas no "Jornal da Noite". Atende às necessidades do público e durante as férias de Ricardo Boechat soube dividir elegantemente a bancada do "Jornal da Band" com Joelmir Beting e Ticiana Villas-Boas, que também surpreendeu. Assumiu a bancada e editoria do tempo que pertencia à Mariana Ferrão e se encaixou na proposta do jornalismo Band.
Na dramaturgia, saboreamos cada capítulo de "Água na boca". Um primor de novela, que infelizmente não teve o desempenho esperado. Ficamos tristes com o fim do departamento, mas celebramos a chegada de "Uma escolinha muito louca" que atraiu novamente um público para a emissora e está revelando novos e ótimos talentos.
Por falar em tristeza, além da série de demissões, ficamos estarrecidos com o fim do "Atualíssima". Rosana Hermann trouxe um novo gás para o programa. Fez o que pôde e certamente vai brilhar em 2009. Por Leão Lobo temos a agradecer pelos serviços prestados durante 8 anos, mas para ele o ciclo na Band já havia chegado ao fim. O mesmo vale ao outro Leão, o Gilberto Barros, que desgastou a própria imagem com os extensos programas e atrações apelativas. "A grande chance" foi o melhor programa que apresentou na Band, mas como todo game show, tinha prazo de validade.
Raul Gil conseguiu se firmar nas tardes de sábado com seus novos talentos e depois de um programa de gosto duvidoso na tarde de domingo o "Todo domingo é Natal" voltou ao formato que o consagrou com "Raul Gil Tamanho Família"
"São Paulo Acontece", "Marcia" e "Brasil Urgente" não tiveram grandes alterações em seu formato, mas tiveram ótimo desempenho ao longo do ano. A dobradinha Marcia e Datena, inclusive, rendeu a Band momentos de vice-liderança.
Talvez a maior frustração para os telespectadores tenha sido assistir o fim do "Quem pode mais?", programa apresentado por Daniella Cicarelli. O programa teve muitas alterações no formato e direção em pouco tempo de exibição e sofreu com a escalação na grade de programação. Daniella soube fazer bem seu papel. Evoluiu como apresentadora e estava a vontade a frente da atração. Em 2009 Daniella comanda o "Band Verão" ao lado de Otavio Mesquita e Luize Altenhofen e voltará com uma nova atração com dia e horario de exibição a serem definidos. Daniella também não teve muita sorte com o "abacaxi do ano": o Grammy Latino. A transmissão foi confusa, repleta de erros e ficou muito além do que o telespectador da Band está acostumado a ver em grandes transmissões.
Dois programas passaram batido em 2008: "Bem Família", pelo fraco desempenho do apresentador e pelo seu fraco conteúdo e "A noite é uma criança", que perdeu uma excelente repórter, Barbara Koboldt. Talvez o problema do programa de Otavio Mesquita tenha sido a falta de investimentos e de maior destaque na programação.
Por fim, quem nos trouxe alegrias foi a chegada de Adriane Galisteu. Após uma novela interminável, o final foi feliz. Adriane vem em 2009 com um programa na faixa nobre e certamente conseguirá fazer o público perceber que ela é muito mais que uma contadora de feijões em panela de pressão. Adriane percebeu que no SBT não estava sendo valorizada e na Band, certamente fará um excelente trabalho.
2008 chegou ao fim com turbulências, mas 2009 promete ser melhor. Novos programas vem aí na faixa da manhã, no início da tarde e no horário nobre. Nós, fãs da emissora, estaremos acompanhando todas as novidades e estaremos na torcida para que a emissora cresça e consiga conquistar ainda mais telespectadores.
Aos leitores do Blog da Band, um excelente 2009 e obrigada pelo carinho. Nos vemos ano que vem!
Atenção: Esta coluna é pertencente ao "Blog da Band". Todos os direitos são reservados ao blog e à autora.