"Blog da Band" no Twitter: www.twitter.com/blogdaband. · Nosso e-mail: blogdaband@hotmail.com.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Jornal da Noite: o jeito "tradicional" de fazer telejornal.


Por Paula Gomes

Em 2008 fomos pegos de surpresa com a saída de Roberto Cabrini da Band. Na época, ele já estava envolvido no projeto de um novo programa jornalístico semanal, quando recebeu proposta da Record e decidiu deixar a emissora. Boris Casoy, recém contratado da Band já estava acertado para comandar um jornal no início da tarde. Então, a direção de jornalismo da Band entregou ao Boris o "Jornal da Noite", que tinha um perfil diferenciado com o comando do Cabrini. Não tinha bancada, focava em reportagens especiais e por ser diário, muitas vezes essas reportagens eram repetidas, algumas até do acervo do jornalista e dava pouco espaço para análise dos fatos e notícias do dia. Era realmente um jeito "diferente" de fazer telejornal
Boris assumiu o jornal e trouxe à ele toda sua credibilidade. O jornal voltou a ter análise dos fatos, as notícias mais importantes do dia e o que pode ser destaque no dia seguinte. Boris também recebe convidados no estúdio para uma pequena entrevista e tem repórteres em sua equipe que fazem séries de reportagens para complementar o conteúdo do jornal.
O jornal voltou então ao jeito "tradicional" e atende de forma mais satisfatória ao perfil do público que está ligado na TV naquele horário: um público crítico, conservador, que busca não apenas a informação pincelada, mas que busca uma reflexão, e isso Boris sabe fazer como poucos. Ele desempenha um papel cada vez mais raro na TV: o de âncora de jornal.
Na época em que Carlos Nascimento deixou o "Jornal da Band", ventilou-se o nome de Boris e na época era absolutamente contra, por achar que Boris não fazia o perfil da emissora e do jornal, que tinha ganhado dinamismo e apresentava um perfil diferente da concorrência. Boris na Band foi uma grata surpresa, pois pela primeira vez em anos, ao substituir Ricardo Boechat nas férias, Boris humildemente dividiu a bancada com as jornalistas Ticiana Villas-Boas e Nadja Haddad e foi super bem, tanto que eventualmente é escalado para as edições de sábado, prova de que evoluiu na carreira e que se adaptou a nova emissora.
Boris tem rejeição por muitos telespectadores, mas é admirado por outros tantos, mas o que realmente importa é que a sua credibilidade somada a da emissora já fazem do "Jornal da Noite" um dos melhores produtos da casa no quesito qualidade e faturamento. O que realmente poderia ser revisto é a parte estética do jornal, que deixa a desejar e o horário que é exibido. O ideal seria que o jornal entrasse no ar após a 00h30, dando assim possibilidade da emissora ampliar a quantidade de proutos na faixa que antecede o jornal.

Serviço: "Jornal da Noite" com Boris Casoy vai ao ar de segunda a sexta a meia noite.

Atenção: Esta coluna é pertencente ao "Blog da Band". Todos os direitos são reservados ao blog e à autora.

2 comentários:

Unknown disse...

os apresentadores do jornal da band são ótimos,são eles os que eu mais gosto:Boris e Ricardo B.pois eles são únicos!eles passam uma enorme segurança ao apresentar as reportagens, até quando erram é tudo muito naural pois errar é humano.Acho vocês dois o máximo.

Unknown disse...

Os apresentadores da globo parecem robôs quando apresentam suas reportagens, mas vocês ao apresentar é tudo muito natural e simples. Parabêns vocês são o máximo.