A Band anunciou nesta segunda-feira (27) que acaba de aderir ao Twitter, serviço de microblog que ganha cada vez mais adeptos pelo mundo. Dois serviços, sob os perfis bandtransitosp, com informações sobre o trânsito da cidade de São Paulo, e @bandjornalismo, que traz as principais notícias dos jornais da emissora, pretendem deixar o público bem informado e ligado.
Para Ricardo Anderaos, diretor de Conteúdo Online da Band, o formato é bastante prático, pois apesar de não aprofundar a informação, "cumpre o papel de deixar a pessoa por dentro do que está acontecendo". Além disso, ele acredita que a ferramenta "tem tudo a ver com o Jornalismo", pela necessidade que os profissionais da área tem de sintetizar informações para títulos ou chamadas.
Redação Portal IMPRENSA - Como funcionarão os perfis da Band no Twitter? Que tipo de serviço a emissora pretende trazer ao público?
Ricardo Anderaos - Nós criamos dois serviços que são informativos, e pretendemos explorar as características específicas do Twitter, como o texto curto - são no máximo 140 caracteres - e em tempo real, para manter as pessoas bem informadas. O primeiro deles é o Band Trânsito SP; entre 8h e 10h e 18h e 20h o serviço fica ativo, monitorando todas as informações sobre trânsito da CET e das rádios Band. Uma equipe de redação exclusiva para web dispara as informações relevantes para os motoristas de São Paulo, como congestionamentos e obstruções de vias.
Portal IMPRENSA - E o outro serviço?
Anderaos - O outro que está estreando é o Band Jornalismo, todo feito pela Central de Jornalismo da TV. Pouco antes da entrada no ar de um dos telejornais da emissora, disparamos no Twitter a escalada das principais notícias. O espectador fica sabendo as manchetes antes que elas saiam na TV. Além disso, de hora em hora temos o resumo das principais notícias, e se há um acontecimento muito importante nós também informamos.
Portal IMPRENSA - E o público da Band que não tem acesso ao Twitter?
Anderaos - Há uma janela na home page da Band com as mesmas informações. Assim, quem tem o Twitter pode usar o serviço e quem não tem também. Como é uma ferramenta nova, as pessoas podem acessar pelo site também.
Portal IMPRENSA - Você acredita que esse formato de informação curta e rápida vai perdurar ou é um modismo momentâneo?
Anderaos - Acredito que temos que buscar colocar a informação nas ferramentas novas que são produzidas. A Band aposta que o formato deve continuar, já que ele é bastante prático. É uma combinação de blog com telegrama, que é uma ferramenta antiga, que também apresenta um texto curto. É como um haikai [poema japonês]. Além disso, para o Jornalismo vejo como um ótimo exercício; os jornalistas estão acostumados a ter que sintetizar as informações nos títulos das reportagens, tem tudo a ver com a profissão. E também tem o fato de que é possível receber a informação em todo o lugar, em casa, no carro pelo celular, no computador do trabalho.
Portal IMPRENSA - É possível transmitir informações de forma sucinta sem prejudicar o conteúdo?
Anderaos - É claro que o Twitter fornece apenas a manchete. Ele não serve para aprofundamento de informação, mas acredito que cumpre o papel de deixar a pessoa por dentro do que está acontecendo.
Por: Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.
Para Ricardo Anderaos, diretor de Conteúdo Online da Band, o formato é bastante prático, pois apesar de não aprofundar a informação, "cumpre o papel de deixar a pessoa por dentro do que está acontecendo". Além disso, ele acredita que a ferramenta "tem tudo a ver com o Jornalismo", pela necessidade que os profissionais da área tem de sintetizar informações para títulos ou chamadas.
Redação Portal IMPRENSA - Como funcionarão os perfis da Band no Twitter? Que tipo de serviço a emissora pretende trazer ao público?
Ricardo Anderaos - Nós criamos dois serviços que são informativos, e pretendemos explorar as características específicas do Twitter, como o texto curto - são no máximo 140 caracteres - e em tempo real, para manter as pessoas bem informadas. O primeiro deles é o Band Trânsito SP; entre 8h e 10h e 18h e 20h o serviço fica ativo, monitorando todas as informações sobre trânsito da CET e das rádios Band. Uma equipe de redação exclusiva para web dispara as informações relevantes para os motoristas de São Paulo, como congestionamentos e obstruções de vias.
Portal IMPRENSA - E o outro serviço?
Anderaos - O outro que está estreando é o Band Jornalismo, todo feito pela Central de Jornalismo da TV. Pouco antes da entrada no ar de um dos telejornais da emissora, disparamos no Twitter a escalada das principais notícias. O espectador fica sabendo as manchetes antes que elas saiam na TV. Além disso, de hora em hora temos o resumo das principais notícias, e se há um acontecimento muito importante nós também informamos.
Portal IMPRENSA - E o público da Band que não tem acesso ao Twitter?
Anderaos - Há uma janela na home page da Band com as mesmas informações. Assim, quem tem o Twitter pode usar o serviço e quem não tem também. Como é uma ferramenta nova, as pessoas podem acessar pelo site também.
Portal IMPRENSA - Você acredita que esse formato de informação curta e rápida vai perdurar ou é um modismo momentâneo?
Anderaos - Acredito que temos que buscar colocar a informação nas ferramentas novas que são produzidas. A Band aposta que o formato deve continuar, já que ele é bastante prático. É uma combinação de blog com telegrama, que é uma ferramenta antiga, que também apresenta um texto curto. É como um haikai [poema japonês]. Além disso, para o Jornalismo vejo como um ótimo exercício; os jornalistas estão acostumados a ter que sintetizar as informações nos títulos das reportagens, tem tudo a ver com a profissão. E também tem o fato de que é possível receber a informação em todo o lugar, em casa, no carro pelo celular, no computador do trabalho.
Portal IMPRENSA - É possível transmitir informações de forma sucinta sem prejudicar o conteúdo?
Anderaos - É claro que o Twitter fornece apenas a manchete. Ele não serve para aprofundamento de informação, mas acredito que cumpre o papel de deixar a pessoa por dentro do que está acontecendo.
Por: Ana Luiza Moulatlet/Redação Portal IMPRENSA.
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