"Blog da Band" no Twitter: www.twitter.com/blogdaband. · Nosso e-mail: blogdaband@hotmail.com.

sábado, 18 de julho de 2009

Ticiana Villas Boas: a bela entre as feras.

A jornalista soteropolitana Ticiana Villas Boas, que apresenta o Jornal da Band ao lado de Ricardo Boechat e Joelmir Beting, chama a atenção pela competência, beleza e pelo toque baiano que dá ao telejornal todos os dias, às 19h20, na tela da Band. Nesta entrevista, Tici, como é chamada entre os colegas de trabalho, conta curiosidades pessoais, detalhes da sua trajetória profissional, revela como chegou à bancada do principal jornalístico da emissora e mostra porque veio pra ficar.

Onde nasceu? Quantos anos tem? Signo?
Salvador. "A Bahia me deu régua e compasso" (Gilberto Gil). 28 anos. Sagitário.

Estado civil?
Namoro há quase dois anos e ao contrário do que eu imaginava, com um paulista.

Sempre quis ser jornalista?
Nunca tinha pensado em ser jornalista na infância nem na adolescência. Só sabia que gostava de ler e escrever. A escola que estudei fazia todo ano uma seleção de poemas dos alunos e eu sempre participei. Se chamava "Palavra Vida". Faço balé desde pequena, aos 18 me tornei professora de dança e nesse mesmo período entrei no curso de teatro. Então, na época do vestibular, decidi que iria me inscrever em algo que tivesse ligação com arte, mas não tinha certeza. Só queria que fosse numa Universidade Pública. Meus pais não concordaram com a Faculdade de dança nem de teatro e sugeriram: "por que não faz jornalismo e se dedica a escrever sobre cultura?" Topei. Tomei outros rumos na área, mas deu certo.

Tem algum ritual diário? Academia, por exemplo?
Jornalista ter rotina? Não conheço um. Nos dois primeiros anos aqui em São Paulo fui repórter e quem trabalha na rua não tem horário. Num dia começava às cinco da manhã cobrindo a greve do metrô e no outro tinha que arrumar as malas para viajar. Passei esse tempo sem conseguir me organizar e não conseguia ir para academia ou aula de dança. Só que já estou há um ano e três meses apresentando o Jornal da Band, com horário fixo, e acabei descobrindo que sou mesmo é desorganizada e atrapalhada. Passei esse tempo enrolando na academia. No meu dia só tenho duas certezas: leio um jornal impresso pela manhã e os outros na internet; e a segunda: estarei na Band ao meio dia para a minha primeira reunião e só saio depois da última, que acontece quando o jornal acaba. Ah, tem um mês que consigo correr e fazer musculação três vezes por semana. Mas tudo isso pode mudar (e tem acontecido com certa freqüência) se aparecer alguma reportagem ou viagem... Aí, volto a estaca zero.

Qual é a sua maior qualidade?
Autoconfiança.

Qual é o seu maior defeito?
Também a autoconfiança.

Comida baiana que mais gosta?
Vixe.. Adoro todas. Sem exceção. E me alimento aqui em São Paulo com os mesmos hábitos que tinha em Salvador. Farinha não falta lá em casa. Pimenta, cocadinha e beijú também não. Pelo menos uma vez por mês minha mãe traz ou envia por malote de avião abará congelado, vatapá e moquequa pronta. Aí, faço um jantarzinho lá em casa e chamo minhas amigas aqui da Band. Elas adoram. Mas minha comida preferida é a mais difícil de fazer, nenhuma tia minha sabe e é até raro encontrar em Salvador porque é típica do recôncavo baiano: a Maniçoba. É uma espécie de feijoada, só que em vez de feijão se usa a folha da mandioca brava. Leva dias cozinhando para tirar um líquido que é tóxico. Outra que adoro e rara de encontrar também é o arroz de auçá (essa vou deixar para vocês pesquisarem e ficarem com água na boca).

O que é imperdível em Salvador?
Quem não conhece, tem de visitar os pontos turísticos que são óbvios, batidos, mas maravilhosos como: farol da barra, a praia do porto, pelourinho, mercado modelo. Como sou nativa (risos), faço outros programas... Gosto de correr na orla do Jardim de Alá ou de Ondina. Depois, tomar água de coco comer, caranguejo em patamares, dar um pulinho no MAM (Museu de Arte Moderna) para ver se tem alguma exposição nova e ficar lá até o por do sol. À noite gosto de ir para algum barzinho com música ao vivo (sempre com novos talentos) ou em algum restaurante novo (cada vez que vou fico impressionada como a cidade não pára de crescer). Mas antes de tudo isso, a primeira coisa que faço quando chego é ver minha famíla, pais, avós, tios... Para facilitar, geralmente peço para minha mãe fazer um almoço lá em casa e reúno todos. Gosto de fazer programações parecidas com as de antes de me mudar, sentir o gostinho de morar lá. O problema é que quando volto para São Paulo, chego com o sotaque bem carregado.

Como chegou à bancada do Jornal da Band?
Comecei a trabalhar em televisão em 2002 como estagiária na TV Educativa. Em 2005 fui convidada para ir para a Band Bahia. Recebi a proposta uma semana antes do Carnaval. Zuca, a minha então chefe, precisava de uma repórter para participar da cobertura nacional do Band Folia e apostou em mim, mesmo sem tanta experiência e acabando de chegar. O trabalho foi super legal. Conheci o pessoal daqui de São Paulo; Raimundo Lima, Juca Silveira e Walquíria falaram que gostam do meu trabalho, me deram várias dicas e disseram que apostavam em mim. Fui ao céu. Foi uma injeção de força e ali foi plantada a sementinha da vontade de vir para São Paulo. Eu não era repórter de rede, era apenas local, mas como não queria que eles me esquecessem redobrei o trabalho. Trabalhava num turno para o jornal local e no outro ficava insistindo para os meus chefes para fazer reportagem para o nacional. E conseguia emplacar as matérias. Aí, meu atual chefe de São Paulo, Fernando Vieira de Mello, reparou em mim. Agora vem a parte mais engraçada da história... O repórter lá de Salvador que fazia as matérias nacionais entrou de férias, Zuca perguntou se eu preferia ser apresentadora do programa local, o Band Cidade, ou cobrir as férias dele. Não pensei duas vezes e fiquei com a reportagem. Só que ficou um ´buraco´ na minha vaga e que precisava ser preenchido para o nosso jornal local. Aí, São Paulo mandou uma repórter que estava começando e trabalhava como rádio escuta, a Juliana. Quando Juli chegou, nos demos muito bem. Fui sua guia turística: levei para comer acarajé, show do Olodum, apresentei amigos e levei até para minha casa de praia. Acabei seduzindo ela com os encantos de Salvador e tive uma idéia: Pedir para ela ficar mais um mês lá na terra maravilhosa e eu ir para o lugar dela em Sampa. O que acham da troca? Ela topou. Agora faltavam os chefes de Salvador... A resposta de imediato foi não. Seria mais um mês de gasto extra. Falei que resolveria o problema. Corri atrás de hotel mais em conta para Juli, permuta em restaurante, coloquei minha casa na troca também, disse que pagaria minha passagem e que em São Paulo ficaria na casa de parentes. Mostrei a proposta e disse que com tudo resolvido e sem gasto ele não teria como negar. Meu chefe disse: "Nunca vi pessoa tão insistente e chata. Vá logo. Vá arrumar as malas". Ele acabou bancando passagens, hoteis, tudo. Agora teria um outro probleminha... A vaga de Juliana era de rádio escuta, de produção, não de repórter. Mas como os orixás estão comigo, um repórter do Jornal da Band tinha acabado de entrar de férias. Pronto, fiquei um mês fazendo reportagem para o principal Jornal da casa. Na época, conheci pessoalmente Fernando Vieira de Mello e Carlos Nascimento, e disse para os dois que queria voltar para ficar. Isso foi Novembro de 2005. Em Abril de 2006, pouco depois do Carnaval eles me chamaram.

Como é a sua relação com o Boechat e o Joelmir? Muitas vezes os telespectadores acabam presenciando momentos de descontração...?
E é mesmo muito descontraído. É um estilo bem "Boechat" que estou aos poucos aprendendo. Ele é muito espontâneo, é exatamente o que a gente vê na televisão e ouve na rádio. Não gosta de nada combinado, detesta jogo de cena e o que chama de "teatralizar" o jornalismo. Nenhum comentário é previamente acertado. Ele decide na hora falar. Joelmir tira de letra, eu e o diretor de TV às vezes somos pegos de surpresa. Quem sou eu para falar dele? Mas na minha modesta opinião, Boechat tem duas características raras na televisão: é original e não é vaidoso. Aprendo muito com ele. No ar tem aquele jeitão carioca, cheio "de marra", descontraído, mas na redação, salve-se quem puder. Ele é o terror dos editores. Não deixa passar um ´s´ fora do lugar. Joelmir para mim é um ícone. Também não sou ninguém para falar do economista e profissional que ele é, mas sei que nunca vi uma pessoa tão culta educada. Parece que sabe de todos os assuntos do mundo. E eu no meio dessa dupla...

AGRADECIMENTOS: Assessoria de Imprensa/Band.

23 comentários:

Renatão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renatão disse...

Ticiana,
Já faz tempo que estou para comentar algo a você, sempre comento com meus amigos e familiares, mas tentar algum comentário sobre você é muito dificil, pois sempre fico "sem palavras" (suspiros), mas hoje, te vendo novamente na Band, não consegui me conter e revolvi buscar alguma forma de te "encontrar" e achei o Blog da Band. Parabéns pelo seu trabalho, magnífico, parabéns pela sua beleza, simples, mas principalmente parabéns pelo seu modo de ser, ESPECIAL!!!
Tenha certeza disso, seus olhos demonstram... se não acredita em mim, observe melhor amanhã pela manhã no seu bom dia no espelho e verá o quanto é especial!!! (se você não se dá um bom dia pela manhã no espelho, experiemente e tenho certeza de que nunca mais deixará de fazê-lo)
Quanto ao contrário do que imaginava sobre os paulistas, somos legais e espero que esteja concordando com isso, pena não ser EU seu namorado!!!rsrsrs
Seja muito feliz em nossa terra e em sua VIDA, acredito que você mereça!!!

Renato Neroni

Unknown disse...

Boa Tarde bella Ticiane,

Bom nossa que linda mulher você é de onde veio sei da Bahia-Salvador a terra que eu moro me acolheu a 16 anos,pois sou Espanhol e moro na Pituba,como queria,gostaría...dar uma caminhada ou corrida como eu faço na orla do Jardim de Alah,pois sei que fez um comentário que gosta de fazer quando bem aqui em Ssa,eu corro todos os dias agora pelas tardes a partir das 17:15 para mais ou para menos.Quero te dizer que sempre assisto seu jornal nossa me da mais vida ilhe ver que princesa você e,nossa eu fico sonhando...dizendo queria ter a Ticiana como minha mulher já nem namorada...levar conhecer minha terra em Galicia,na Espanha,estar vendo,passeando pelas montanhas,mar,rios,todo de bom que eu faço de bom por lá,eu tenho certeza que iría gostar e como e de minha casa que eu tenho a beira do mar e rio...meus pais,nossa ter um filho contigo,pois náo tenho esta na hora meus pais me cobram,já tenho 38 anos vou indo para 39 31/10/1970,e aqui em Salvador o dia que vier me chame,gostaria ainda que so fosse ilhe beijar sua testa linda,aguardo um retorno ainda que seja nós meus sonhos...te adoro.

Josep Eugenio Pedrosa Luna

Telf.(71) 9127-6967
e-mail: eugenio.pedrosa@yahoo.com.br

Ferrovias Brasil disse...

Ticiana, minha rainha.
Fico feliz em te encontrar por aqui.
Também sou paulista, mas, amo a Bahia, terra natal de sua Excelência.
Grandes carnavais, muitas farras e alegrias.
Fiquei triste ao saber que você já namora a mais de dois anos, com paulista.
Eita porra, NÃO PODIA SER EU O FELIZARDO ?
Lhe dou uma sugestão: Larga dele, e namore aqui com outro paulista, que tem muito amor pra te dar. É coisa séria viu.
Se quiser me conhecer, mande e-mail para mim: jurandir.rr@hotmail.com
Beijos no coração.

Obs. O site da ferrovia, é desenvolvimento nosso aqui de Sertãozinho-SP, minha terra onde vivo, sou a favor da volta dos trilhos.

Unknown disse...

Sempre fui e sou um telespectador assíduo da programação esportiva da TV Bandeirantes, mas casualmente, ao ver uma bela apresentadora no Jornal da Band, com voz doce, suave, nunca mais perdi este folhetim jornalístico. Ticiana Villas Boas, além de ser portadora de uma beleza ímpar, é uma profissional competente, com locução segura e expõe com total desenvoltura o quadro meteorológico do País, aliás, este é um dos momentos mais esperados por mim, pois me deslumbro, contemplando a beldade que é a baianinha “TICI”. Sucessos em sua carreira como Jornalista, bem como votos do coração de paz, saúde e felicidades. Te amo. Sérgio Gama. Jequié/BA.
08/11/2009. sergio.gama64@uol.com.br

Unknown disse...

simplesmente adoro seu trabalho.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns Ticiana!!Lindae compretente jornalista...

Seus olhos passam, muitas vezes, em suas olhadinhas ao "Grande Boechat" o quanto voce é também sensível encantadora...

Que voce continue nos brindando com suas apresentações, reportagens e sua presença em vídeo.

Seja muito feliz em sua atividade...voce de fato é um show, mesmo quietinha em suas apresentações, quando ouve seus colegas no ar...

Bjos no coração!!

LUIZ ROVAIL / SP

rovva@terra.com.br

IGodoy disse...

Oi Ticiana

Não vou derramar, aqui, o meu "balde" de elogios à graça de garota que você é, nem à sua delicada competência no Jornal da Band. Deixo tudo isso implícito, OK?
Escrevo para comentar o que eu ví hoje (4/1) no Jornal: um chocante contraste, do futuro e do passado. Você e o Bóris Casoy. Você representando um "livro" que começa a ser escrito, na caminhada por um ideal, o de tornar-se uma jornalista fiel aos fatos e comprometida com a verdade, não necessariamente a "sua" verdade enquanto cidadã, mas aquela que as próprias notícias trazem. De outro lado estava o Bóris, com tudo o que ele passou a representar depois do que ele disse (ainda que em "off")no noticiário de 31/1.
Espero que você não tenha sido uma das pessoas que riram com ele, quando ele soltou aquela piadinha de mau gosto sobre os garis.
Você viu a repercussão que isto está tendo? Observe bem, analise. E fuja dos maus exemplos.
Desejo a você boa sorte, muita sabedoria e muita Luz em sua carreira.
Um grande abraço.

Luiz Sampaio Athayde Junior disse...

Olá Ticiana,
Sou de Salvador, e sou sagitariano como você. Vamos aumentar o verão de Salvador? Toda a proposta está em um Blog: www.veraodabahia.blogspot.com
Sou Professor da UFBA e da UNIME e estou a disposição para esclarecer previamente ou para explanar o que proponho em Salvador ou São Paulo, se preferirem. Meu E-mail é sampaioathayde@yahoo.com.br
Parabéns pelo belo trabalho na BAND. Me sinto orgulhoso como Baiano ver você no meio das feras!
Luiz Sampaio Athayde Junior

karmen lucia disse...

Oi Bela entre Feras! Adoro ver vc falar com seu sotaque arrastado, macio, parece as ondas do mar da Bahia! Me diaga quem corta o seu cabelo? É possivel dar o endereço ou ele só corta cabelo de Deusas?

Unknown disse...

Ola Ticiana, acho vc uma grnde jornalista. Sou Jacobinense e gostaria de saber se tem parentes em Jacobina-Ba
Abraços
Eduardo Gomes

sonhador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sonhador disse...

sonhador disse...
Ser especial não consiste em apenas ser bom no que faz ou simplismente ter uma beleza diferenciada.
para mim ser especial é saber
que devemos muito mais ajudar do
que ser ajudado,muito mais ser
humilde do que ser soberbo,amar
muito mais do que ser amado.então
continue assim "ESPECIAL"

Diego Inacio
(diego_inacio10@hotmail.com)

CLARET disse...

Taciana é linda, simpática e competente. Além disso, aquele sotaque é uma graça!

CLARET disse...

Ticiana é linda, simpática, competente. Aliás, aqule sotaque é um novo charme na televisão brasileira.

CLARET disse...

Ticiana é linda, simpática, competente. Aliás, aquele sotaque é um novo charme na televisão brasileira.

Anjos do Bem disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geraldo Utsch disse...

Tici, além de sua competência inquestionável,a sua beleza rara e sua simpatia inigualável que fazem de voce a mulher mas cobiçada da TV brasileira, a sua simplicidade sobresai coroando ainda mais o Jornal da Band!!Moro nos USA e infelizmente está próximo o meu retorno e ficarei impedido de ver toda noite as 19,20 a minha namoradinha como reporto para meus familiares!!Desejo todo sucesso do mundo para voce!!

Unknown disse...

A Ticiana é uma graça! Dá um banho na Fátima Bernardes!

Unknown disse...

Oi Ticiana sou seu fã so saio de casa depois que recebo seu boa noite vixi mãeinha minha mulher ta preocupada rsrsrs bjs

Alberto disse...

Fiquei sem palavras para te elogiar, pois todos já o fizeram anteriormente.
Você é linda, competente, doce e merece ter só coisas boas em sua vida, parabéns aos seus pais por terem gerado uma "pessoinha" tão especial que é você. Te adoro!!!!!!

Teixeira disse...

Ticiana

Como e bom falar sobre alguem que e natural o tempo todo
Com certesa voce conhece O livro e o filme novela Gabriela de Jorge Amado e voce ja si viu na personagem Gabriela Na meiguice faceira e bela parece ate que Jorge Amado si inspirou em voce Menina Brejeira com os Trejeitos de uma autentica Baiana do reconcavo isto voce nunca vai perder voce pode não notar o que e normal para voce SEJA SEMPRE QUEM VOCE E BREJEIRA MEIGA E INTELIGENTE E LINDA adoro seu trabalho por mais simples que seja e autentico
J.R. Teixeira